sábado, 5 de março de 2011

O que esperar de The Last Guardian, o 'sucessor' de Shadow of the Colossus?

O que esperar de The Last Guardian, o 'sucessor' de Shadow of the Colossus?


Uma imagem com as palavras “Project Trico” pisca na tela, seguida por “Sony Computer Entertainment”. Há um ruído e Trico, a criatura meio cão, meio pássaro, surge. Essa não é a abertura de The Last Guardian, mas de qualquer maneira a cena está muito bonita.

A Sony diz que estamos olhando para uma “fatia vertical” – uma demonstração projetada para dar uma ideia de como o jogo final vai ficar. A Sony descreve-a como um tutorial, mas é rápida em apontar que algumas ações podem ou não estar no jogo final, que será lançado ainda este ano.

A demo do jogo começa quando um garoto tenta despertar Trico de seu sono, chamando o nome dele e puxando sua orelha. Uma narração sobrepõe as ações, dando ao jogo uma sensação de conto de fadas. O ambiente é vívido, com raios de luz se espalhando e poeira flutuando. O rapaz pega um vaso e joga-o na criatura. Claro, os jogadores serão capazes de direcionar as ações do rapaz, e enquanto ele tenta acordar Trico, seu medidor de energia se esgota. O ambiente é pura fantasia e os personagens falam uma linguagem própria, mas os movimentos do menino e suas ações são incrivelmente realistas.

Trico acorda lentamente. No entanto, neste ponto do jogo, ele não vai ouvir os comandos do menino. O objetivo aqui não é simplesmente despertar a criatura, mas escapar da torre-prisão em que ambos estão presos. “O porquê de eles estarem presos e todo o resto será revelado quando você jogar o game”, diz Fumito Ueda, criador do jogo. O designer diz que as tatuagens que cobrem os braços do rapaz são de hena.

O menino vai para uma sala nas proximidades, que contém um vaso com fumaça subindo. O jogo terá, supostamente, controles mais simples do que Shadow of the Colossus, baseados em ações que surgem na tela. Por exemplo, um aviso de ação permite ao menino pegar o vaso, e ele o faz. Trico adora o cheiro que emana do vaso.

O rapaz quer chegar até um terraço acima dele, então sobe algumas escadas e joga o balde em cima do terraço inalcançável. Trico, em seguida, ergue-se sobre as patas traseiras para tentar alcançar o vaso, e o menino é capaz de subir no “monstro” e escalar até o terraço. Há uma corrente, e o menino a escala até chegar bem no alto da torre, dando uma panorâmica da imensa masmorra. Abaixo, está Trico.

“Trico é um animal”, diz Fumito Ueda, “e tem uma mente própria”.

Conforme a relação entre Trico e o menino se desenvolve ao longo do jogo, a ave-cão começa a ouvir o menino. Ueda, no entanto, não confirmou quem exatamente é o último guardião (Last Guardian) – se é o menino ou Trico. É interessante notar que o título japonês é totalmente diferente: “Hitokui No Owashi Triko ou “a águia comedora de homens, Toriko”.

No terraço, um guarda aparece. Ele tem olhos brilhantes. O menino entra em uma espécie de “modo sorrateiro”, pressionando-se contra a parede e tentando esgueirar-se por trás do guarda. Mas ele é visto. O guarda então começa a persegui-lo, mas ele é mais pesado e lento do que o menino, muito mais ágil e leve. O garoto foge. Enquanto Trico pode lutar com os guardas com sua força bruta, o menino só pode escapar.

Outro contraste atraente do jogo é apresentado. “Quero explorar as relações de contraste de Shadow of the Colossus ainda mais”, diz Ueda. Não se tratam de relações no sentido literal, mas no sentido abstrato. Leve contra pesado, escuridão contra a luz. Os jogos de Ueda são projetados em um mundo de contrastes, mas funcionam inteiramente no meio-termo cinza entre o preto e o branco.

Em The Last Guardian, um dos outros contrastes são os movimentos dinâmicos de Trico. A ave, por exemplo, é capaz de destruir as estruturas do jogo com seu peso e faz grandes gestos quando pula ou se move. Seus movimentos não são nada sutis.

Lá em cima, muitas plataformas acima, o rapaz chama Trico repetidamente, mas Trico não escuta. “Ele está de mau humor”, diz Ueda. Por fim, a besta salta até onde o menino está. É nesse momento que a impressionante, embora curta, demonstração chega ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário