sábado, 5 de março de 2011

Nintendo 3DS e o drama da bateria que dura pouco

Nintendo 3DS e o drama da bateria que dura pouco

Tenho jogado com meu 3DS por mais ou menos uma semana. Durante esse tempo, a pergunta que mais me fizeram foi: e a bateria?

A bateria é basicamente como a Nintendo disse que ela seria. De acordo com a empresa de Kyoto, uma carga do aparelho duraria qualquer coisa entre 3 e 5 horas, ou até 8 horas sem o 3D ligado. É possível, também, diminuir a luminosidade da tela e usar uma configuração diferente para conservar energia. Esses números estão corretos, mas no mundo real, parece que é muito pouco.

Eu queria dar o benefício da dúvida à Nintendo no caso da vida útil da bateria, e por isso esperei para discutir o assunto. A empresa prometeu de 3 a 8 horas e eu queria ter certeza de que esse seria o caso. E é.

O problema é que, depois de ter um DSi XL e um DS Lite, que parecem ficar ligados para sempre sem precisarem de uma tomada, é difícil se acostumar com a ideia de que o 3DS é uma draga de eletricidade. Eu li as especificações, eu sabia que ele precisaria de umas boas doses de energia. Mas no mundo real tem sido um pouco difícil de acostumar. Estou sempre pensando “Ah, preciso carregar meu 3DS. De novo?”. O DS Lite parecia estar sempre pronto para a ação.

Três a cinco horas de bateria é pouco tempo. Oito é bem melhor. Se você estiver atravessando o país ou em um voo internacional, não se surpreenda caso o seu 3DS fique sem força antes de você aterrissar. Meu conselho: não use o 3D. Ele não é necessário para aproveitar o 3DS. O aparelho tem muito mais a oferecer.

Mas o “problema” da bateria do 3DS acaba não sendo tão ruim assim, já que a Sony disse que a vida útil do NGP seria similar à do PSP – aproximadamente de 4 a 8 horas. Além disso, a maioria dos smartphones de hoje em dia também parecem chupar energia com canudinho.

O triunfo do portátil da Nintendo é que os usuários podem, eles mesmos, abrir o aparelho para trocar a bateria – algo que parece não ser possível no NGP. O manual até explica como fazer isso. Significa que, possivelmente, a Nintendo (ou outra empresa) lançará uma bateria melhor no futuro, e os donos do 3DS poderão fazer esse “upgrade” sem precisar trocar tudo. Apesar de eu não me importar tanto com isso, eu gosto das possibilidades. E muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário