quarta-feira, 2 de março de 2011

Atari A/V Reloaded

Opa galera andei pela net e achei algo em um site interessante para quem tem aquele Atari encostado e quer transformar ele com saida de AUDIO e VIDEO para TV NORMAl. Lembrando que o esquema eu não testei portanto leve a um técnico que saiba desenrrolar. Abraços.



Atari A/V Reloaded



Em setembro ou outubro de 2008 eu ouvi falar de uma modificação no Atari para colocar uma saída de video composto. Achei sem muita dificuldade algumas versões diferentes, inclusive para saídas S-video. Dei preferencia para a modificação sugerida pelo Eduardo Luccas no site dele, que era fácil de fazer e um dos meus Ataris era exatamente o Polyvox das fotos. Depois de alguns minutos com o ferro de solda, hora dos testes. Não funcionou. :(

Apesar de boa, a imagem ficava preto e branco. Testei nas minhas duas TVs da época e nada. Depois de conferir e reconferir as ligações, até cheguei a enviar um e-mail para o Eduardo, que respondeu falando que muitas pessoas já tinham usado, porque a modificação foi feita em 2002. Bom, minhas TVs eram mais novas que isso, então imaginei ser alguma incompatibilidade que depois descobri. Vide artigo Atari NTSC.

Como eu tenho muitos Ataris e clones nacionais, tentei a mesma modificação em alguns, mas sem sucesso também. Então eu tinha uma nova missão. Fazer uma saida de Video Composto que fosse compatível com TVs novas e que funcionasse inclusive nos nacionais, mantendo o sistema de cores em PAL-M. Depois de algum estudo, cheguei a um ótimo resultado que chamei de "Atari A/V reloaded".




Nas fotos, temos na ordem, uma Sony 29 CRT, Monitor LCD LG 19, Samsung LCD 50 e Mitsubishi 14 CRT. Clique para ampliá-las.

Basicamente, parti do princípio que em algum momento em todos os Ataris e clones, os sinais de croma, luminancia, sincronismo e audio são combinados para gerar o RF. Então com alguma observação, fui achando os pontos que isso acontecia, mas porém era necessário desligar o sinal da entrada do RF e também tirar o audio do sinal de video para não gerar interferências. Então um pequeno transistor foi usado para amplificar o resultado e um trimpot para permitir um ajuste no brilho para ficar ao gosto de cada um.

Abaixo passo os esquemas de todos os clones que fiz a adaptação.







Clique nos esquemas para ampliá-los e note que cada um deles tem instruções específicas de componentes a serem retirados ou adicionados.

Já respondendo a pergunta que mais me foi feita: "Onde eu pego o 5V?". Ligue no CI 7805. É bem fácil reconhecê-lo, porque é parecido com um transistor e montado num dissipador de calor. A saida de 5v dele é o terceiro pino, o mais o esquerda do CI.

Um comentário:

  1. Clones que vc fez??? Copiou tudo do site do Victor e ainda fala que foi vc que fez, muito descarado vc!!!!!!!!!

    ResponderExcluir